top of page

Tratando minha Compulsão Alimentar

O grupo "Tratando minha Compulsão Alimentar" é indicado para todas as pessoas que possuem uma relação ruim com a comida e próprio corpo. E pessoas que estão com sobrepeso, obesidade e transtorno de compulsão alimentar. O Grupo Terapêutico te oferece: 

  • Escuta ativa e manejo de uma Psicologa com Especialização em Comportamento Alimentar 

  • Conhecer pessoas que compartilham da dor que você sente 

  • Um ambiente seguro para trabalhar as suas dificuldades alimentares

  • Um investimento mais baixo do que uma psicoterapia individual. 

Com encontros semanais, uma vez por semana, cada encontro terá duração de 1 hora e meia, contando com, no máximo, 8 participantes. Não colocamos muitas pessoas pois o interesse é em realizar algo de qualidade com você! E em cada encontro, compartilhamos, aprendemos e construímos juntas, uma relação melhor com o seu corpo e a comida. 

Início

Em breve

Periodicidade

8 encontros
Semanal nas sextas-feiras

Horário

Das 09h às 10h30

Modalidade

Presencial na clínica

Encontros

Total de 8 encontros, que ocorrerão da seguinte maneira:


Encontro 1: O que a comida significa para mim? 

Neste encontro, teremos a apresentação de cada participante, e junto disso, cada um irá explicar o significado que a comida ocupa na vida deste indivíduo (Quando esse significado se instalou, de onde ele vem, como ele nasceu, quais são os alimentos simbolicos) e junto disso, iremos construir um quadro individual, onde cada um irá registrar esses significados e as comidas que os marcam (exemplo: macarrão lembra meu pai falecido, um pão me lembra que sou imperfeita e etc). E antes de finalizarmos, daremos um nome para o grupo e construiremos as regras. 


Encontro 2: Por que desconto as minhas emoções na comida?

Levantamento e reconhecimento das emoções atreladas ao comer. Auto observação através do Diário Alimentar que será entregue para todos os participantes. Nele conseguiremos observar: atenção às escolhas alimentares, sentimentos atrelados ao comer, quando e onde há episódio compulsivo, possíveis gatilhos, pensamentos automáticos, sentimentos após a refeição. 


Encontro 3: Tipos de fome e fatores psicológicos, como identificar?

Apresentação dos tipos de fome - será entregue um material individual para cada participante, demonstrando os 9 tipos de fome existente com exemplos, para que todos consigam compreender cada uma delas, após isso, faremos um exercício de construir situações em que os participantes lembram de ter vivenciado cada uma dessas fomes. Além disso, também levarei os fatores psicológicos que influenciam a fome dos seres humanos.


Encontro 4: Ciclo das dietas: por que só eu não consigo? 

Psicoeducação do ciclo das dietas e porque dietas restritivas despertam gatilhos para episódios compulsivos e comer exagerado. Exercício construtivo para a compreensão do Sistema Límbico no cérebro. Será apresentado para todos os participantes, um cérebro, e o sistema límbico em destaque para o estudo do grupo. Da-se a importância de racionalizar, para compreender que o comer emocional, não é somente emocional, mas sim, uma resposta cerebral, que ocorre de forma inata, após restringir, evitar, privar um alimento. 


Encontro 5: Consciência ou Controle, qual me falta? 

Neste encontro, trarei dinamicas que diferenciam a consciencia x controle, para que o grupo compreenda que, ter uma maturidade emocional com a comida, não significa controlar o que se come, mas sim, desenvolver a consciencia do que se come, porque come, quando come, e como come. Aqui, irei aplicar uma técnica de Mindful Eating, chamada, técnica do chocolate, onde, será disponibilizado chocolate para todos os participantes, dentro das restrições alimentares de cada um. 


Encontro 6: História do Corpo e das dietas. 

Um encontro psicoeducativo para demonstrar os tipos de corpos e padrões que foram sendo construídos desde o Século 15. Século em que a palavra “belo” se tornou mais presente no vocabulário e pinturas. Tão importante quanto tomar consciência, é entender de onde esses padrões de beleza vem, e porque crescemos aprendendo a odiar os nossos corpos. 


Encontro 7: O que fizeram com o meu direito de existir nesse copo? 

Este encontro, será voltado para o acolhimento e troca, da experiência de cada participante do grupo, que já vivenciou algum tipo de preconceito, gordofobia ou desconforto por pertencer a um corpo distante do padrão. Dependendo da dinamica do grupo, pretendo levar um espelho para realizar uma dinamica, mas, isso só acontecerá, se eu perceber um desenvolvimento bacana do grupo, caso contrário, pode ser um gatilho. 


Encontro 8: Como desenvolver hábitos saudáveis? 

No oitavo e último encontro, realizaremos uma ferramenta de organização e planejamento a curto prazo, levando em consideração os objetivos e necessidades de cada um, respeitando os limites de suas existências. 

Valores & Pagamentos

Por questões éticas, definidas pelo Conselho Federal de Psicologia, valores não podem ser amplamente divulgados. Contate-nos para mais informações sobre valores e formas de pagamento.

bottom of page